Cadernos de Pesquisas Multidisciplinares sobre Corpo, Raça, Sexualidade e Gênero - CRSG
http://www.crsg.periodikos.com.br/article/5e07be380e8825e059e4a68c

Cadernos de Pesquisas Multidisciplinares sobre Corpo, Raça, Sexualidade e Gênero - CRSG

Revisão

GÊNERO, RAÇA E CLASSE NA EJA: TRAJETÓRIA DE VIDA DE MULHERES AFRODESCENDENTES DE SUCESSO EDUCACIONAL  

Efigênia Alves Neres, Ilanna Brenda Mendes Batista, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Downloads: 6
Views: 397

Resumo

O presente trabalho compartilha resultados de uma pesquisa em andamento, realizada no âmbito do Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, intitulada: “Histórias que se cruzam na EJA: as Trajetórias de Vida de Mulheres Afrodescendentes de Sucesso Educacional”. A pesquisa busca fazer uma análise sociológica das estratégias utilizadas por 02 mulheres afrodescendentes para alcançarem os espaços de poder e obterem o “sucesso” educacional, desejado por cada uma delas de maneira singular. Problematiza como elas experimentam e interpretam a sua trajetória de vida, a sua passagem pela Educação de Jovens e Adultos e quais as implicações disso em suas formas de organização da vida, na superação das suas dificuldades socioculturais, bem como sua inserção no ensino superior em uma universidade pública. A metodologia da pesquisa compreende uma abordagem qualitativa, inspirada nas orientações de Melluci (2005), adota os conceitos das Metodologias Feministas, especificamente o Feminismo Interseccional e tem como método de investigação as Histórias de Vida, baseado nos estudos de Josso (2004).

Palavras-chave

Gênero. Raça. Ensino. Afrodescendentes.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez. Passageiros da Noite do Trabalho para a EJA: Itinerários pelo Direito a uma Vida Justa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

CHANTLER Khatidja. BURNS, Diane. Metodologias Feministas. In.:BRIDGET, Somekh.LEWIN, Cathy (org.). Teoria e métodos de pesquisa social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 111-120.

BOAKARI, Francis Musa. Mulheres Afrodescendentes de Sucesso: o discurso do fazer, fazendo diferenças. In______: Educação, Gênero e Afrodescendência: a dinâmica das lutas de mulheres na transformação social. Curitiba, PR:CRV, 2015. p. 21-44.

CARNEIRO, Aparecida Sueli. A Construção do Outro como não-ser como fundamento do ser. FEUSP, 2005. (Tese de Doutorado). Disponível em: https://negrasoulblog.files.wordpress.com/2016/04/a-construc3a7c3a3o-do-outro-como-nc3a3o-ser-como-fundamento-do-ser-sueli-carneiro-tese1.pdf.Acesso em: 02 mai. 2019.

GUIMARÃES, R.S. Afrocidadanização: ações afirmativas e trajetórias de vida no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo; Selo Negro, 2013.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. Lisboa: EDUCA, 2004.

MELUCCI, Albert. Por uma sociologia reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura (M. do C. A. do Bomfim, Trad.). Petrópolis: Vozes, 2005.

POIRIER, Jean; CLAPIER-VALLADON, Simone; RAYBAUT, Paul. Histórias de vida: teoria e prática. Lisboa: Celta, 1999.


Submetido em:
14/08/2019

Revisado em:
21/08/2019

Aceito em:
27/08/2019

5e07be380e8825e059e4a68c crsg Articles
Links & Downloads

CRSG

Share this page
Page Sections